Páginas

sábado, 8 de março de 2014

Livros baratos - Parte 1: Skoob

Olá, queridxs! Tudo bem?

Há muito tempo eu ouço que os livros no Brasil são caros. 12 anos de experiência como ávida leitora, no entanto, me dizem que o livro é caro se você não sabe onde procurar. Para dividir com vocês os meus achados e as minhas dicas, criei esse post, que será divido em algumas partes. Hoje falarei um pouquinho sobre o Skoob.



Para quem não conhece, o Skoob é uma rede social voltada para leitores. Além de poder estabelecer amizades com pessoas com um gosto literário parecido com o seu, você pode organizar sua "estante virtual" entre os livros que você tem, deseja, já leu, vai ler, abandonou e quer trocar - e é aqui que a magia começa!

Muita gente me pergunta se é confiável, como sei que não vou levar calote e tal. Bem, eu já recebi quase 60 livros através de trocas no Skoob e nunca tive problemas com os usuários do site, apenas com os Correios - dois livros foram perdidos e dois voltaram para o remetente, que me enviaram de novo. Se você tem dúvidas sobre a confiabilidade das pessoas, aqui vão algumas dicas para não se dar mal:

1. Entre nas comunidades anticalote do Skoob. Lá sempre tem uma lista atualizada do nome dos caloteiros.
2. Se você nunca trocou com ninguém, não se assuste se a pessoa com quem você estiver trocando pedir para você mandar o seu livro primeiro. É uma prática bem comum! Se você achar arriscado fazer a sua primeira troca com alguém sem referências - ou seja, com alguém que nunca trocou nenhum livro -, procure alguém que já tenha uma "reputação" :)
3. Peça SEMPRE o código de rastreio do produto. Ao enviar o livro pelo correio, você receberá na nota fiscal um código que geralmente começa com "RE" e termina com "BR". Jogue esse código no site dos correios, na parte de rastreamento, e acompanhe online o trajeto do produto até a sua casa ou até a casa do destinatário.

Existem duas formas de trocar livros pelo Skoob: a chamada troca "livro X livro", ou "1 X 1", que é quando você envia um livro pra uma pessoa e a pessoa te envia um livro dela, e a troca pela ferramenta Plus, que é quando você troca um livro por 1 ou 2 créditos. Com esses créditos, você poderá solicitar outros livros, não necessariamente com a mesma pessoa que te solicitou o livro. Cada jeito tem suas vantagens, mas para quem prefere mais segurança, recomendo o Plus: você pode ver avaliações e comentários de outras pessoas sobre aquele usuário, e ele só receberá o crédito quando você marcar o livro como recebido.

E quanto eu vou pagar? Bem, tudo depende do peso do livro e da distância que o livro vai percorrer até o lugar de destino. Em 3 anos de trocas de livros, no entanto, eu só paguei mais de 10 reais uma vez, em um livro da Rosamunde Pilcher ENOOOOORME - mais de 1000 páginas. O comum é ficar entre 4 e 8 reais. Para isso, você deve enviar o seu livro por "Registro Módico", uma modalidade de envio para CDs, DVDs e livros.

Várias pessoas acham que no Skoob só tem livros clássicos para troca: enganam-se. Já consegui, inclusive, livros bem raros, como "Nascido em um dia azul", esgotado em todas as livrarias e sebos, e "Cloud Atlas", livro que deu origem ao filme "A viagem". Fora isso, já consegui vários best sellers, como "Em Chamas", "A Esperança" e vários livros do John Green e da J. K. Rowling. As fotos abaixo são só de livros que troquei por lá! (Perdoem-me pela qualidade das fotos, tirei de noite e a luz não favoreceu muito.)




Bem, é isso! Espero que tenham gostado e se animado a trocar no Skoob! Quem tiver qualquer dúvida, sinta-se à vontade para perguntar nos comentários :D

Beijocas e até a próxima!

2 comentários:

  1. Ju

    amei seu post! Já troquei livros pela rede e é um sucesso, amo o Skoob

    beijos

    ResponderExcluir
  2. Que bom que vc gostou, Raffa! E realmente, quem troca uma vez se apaixona pelo site!

    Seja bem-vinda e volte sempre aqui! :)

    Beijos!

    ResponderExcluir